Tags


imagens-das-escolas-rurais-do-acre-30

Imagine uma professora que que tem alegria ao ensinar, satisfeita e segura de si mesma, convencida, a cada dia, de que seu trabalho é importante, valioso, fonte inesgotável de realizações e recompensas.

Imagine uma professora que sabe ensinar, que tem conhecimento e sensibilidade para diferenciar o fácil do difícil, o interessante do monótono, o significativo do irrelevante, para descobrir e inventar novas formas de comunicação com seus alunos, conseguindo não só que aprendam, mas que aprendam com alegria. Imagine uma professora que sabe muito, muito mais do que ensina, uma professora que lê, investiga, não se satisfaz com o que sabe, se atualiza, se mantém intelectualmente ativa.

Imagine uma professora que tem a vontade, o tempo e os conhecimentos necessários para apoiar individualmente seus alunos, conversar com eles, abordar de outras formas o que não compreenderam, evitando que alguns fiquem para trás, estimulando os que estão adiante.

Imagine uma professora capaz de conseguir de cada aluno o seu melhor, de ajudá-lo a descobrir suas capacidades, a desenvolver seus pontos fortes, a reconhecer e superar suas fragilidades.

Imagine uma professora que analisa minuciosamente as tarefas e as avaliações, os textos e os trabalhos, corrigindo onde necessário, fazendo comentários que estimulam os alunos a melhorar sempre.

Imagine uma professora atenta a seus alunos, ao desempenho e desenvolvimento que eles apresentam, aos seus altos e baixos, aos problemas que podem interferir em sua vida pessoal e escolar.

Imagine uma professora que se mantém em contato com os pais, não só para informá-los, mas também para pedir informação, para envolvê-los mais na vida escolar de seus filhos.

Essa professora, senhor pai e senhora mãe, essa que todos querem e precisam para seus filhos, estudou em uma boa escola, estudou especialmente para ser professora e teve bons mestres, e continua estudando e continua lendo, porque sabe que ser professora é um dos ofícios intelectuais mais exigentes. Essa professora lê, tem recursos para comprar bons materiais de leitura, tem critério para diferenciar livros bons e ruins e reconhecer o autor que vale a pena. Essa professora se dedica apenas a isso: a ser professora, a ensinar, a formar-se continuamente como professora. Essa professora, enfim, tem conhecimento, competência, confiança em seu trabalho e em si mesma, o que lhe permite aprender sempre, criar, aceitar inovações e mudanças, não se submeter jamais a um único livro ou manual, instigar seus alunos a pensar e fazer perguntas, avaliar com flexibilidade, inclusive o próprio trabalho.

Essa professora, senhor pai e senhora mãe, é uma pessoa que ganha um salário digno, tem uma formação profissional adequada e tem, portanto, a possibilidade de desfrutar do privilegio de ser professora.

Vocês e seus filhos têm direito a essa professora. Cada professora tem direito de provar que pode ser assim.

O dia em que familiares e profissionais da educação decidirem se unir para lutar juntos por esse direito, não será mais necessário continuar imaginando…”

Rosa María Torres
Twitter https://twitter.com/rosamariatorres
OTRAEDUCACION http://otra-educacion.blogspot.com/